O que é Sublimação?

O processo básico de sublimação de tinta utiliza corantes especiais sensíveis ao calor para imprimir gráficos, texto e praticamente qualquer imagem em papel de transferência especial. O papel é então colocado no padrão de tecido pré-cortado e ambos são colocados em uma prensa térmica.

Quando o ciclo de aquecimento estiver concluído, a imagem no papel foi transferida para o item e, na verdade, foi reformada na superfície ou por baixo dela. Passe o dedo pela superfície de uma roupa sublimada e você não sentirá nada além do tecido.

A sublimação do corante é sempre feita em um item de poliéster, polímero ou revestido com polímero, no caso de uniformes de equipe, roupas 100% poliéster. Em alta temperatura, o corante sólido evapora para um gás sem nunca se tornar um líquido. A mesma alta temperatura abre os poros do tecido de poliéster e permite a entrada do vapor do corante. Quando a temperatura esfria, os poros se fecham e o gás reverte para um estado sólido prendendo o corante na fibra do tecido. Tornou-se agora uma parte permanente do tecido.

É por isso que a sublimação de tinta não pode ser feita em materiais naturais, como 100% algodão. Fibras naturais e materiais não revestidos que não têm “poros” para abrir não podem aceitar o vapor de gás. As partículas de tinta são projetadas para se unir ao poliéster e ignorar todo o resto. É como tentar misturar óleo e água com a maioria dos materiais naturais.

Um corante impregna a cor em um material e essa alteração de cor é permanente. SUBLIMAÇÃO refere-se à mudança do estado sólido para o gasoso sem se tornar líquido.

SUBLIMAÇÃO DE CORANTE refere-se a partículas sólidas de corante que são transformadas em gás usando calor e pressão, que depois se ligam a qualquer polímero presente e voltam a se transformar em um sólido.

Materiais escuros não podem ser usados ​​com o processo de sublimação, portanto todo o nosso vestuário sublimado com corante começa como um tecido branco sólido. Roupas decoradas com uma transferência de sublimação de tinta não podem ser removidas como imagens em camisas decoradas com serigrafia. Novamente, isso não é tinta que fica sobre o tecido; é um corante que penetra na fibra do tecido. É por isso que todos os nossos uniformes de equipe sublimados são garantidos para nunca desbotar, rachar ou descascar.

Solicite um orçamento agora, fale com um de nossos representante.